Após exposição no Louvre, brasileira lança livro com fotos de parto humanizado

Por FABIANA FUTEMA
Foto do Projeto Nascer (Fotógrafa: Lela Beltrão/Coletivo Buriti de Fotografia)
Foto do Projeto Nascer (Fotógrafa: Lela Beltrão/Coletivo Buriti de Fotografia)

 

Após expor suas fotos em outubro no Salão Internacional de Arte Contemporânea do Carrossel do Louvre, em Paris, a fotógrafa Lela Beltrão vai lançar agora um livro com imagens de parto. Publicado em francês e português, a obra traz imagens de nove trabalhos de parto, além dos relatos de cada uma das mães retratadas.

“A fotografia tem um poder de transformação muito forte. As imagens tocam muito e levam para um questionamento, um debate, um olhar sobre si mesmo e a sua história”, diz a fotógrafa.

Na opinião dela, o “livro é uma ferramenta de sensibilização, informação e transformação”. “Mais uma força para ajudar a crescer o movimento em favor do parto com respeito, do parto humanizado. E uma forma de divulgar que existe muita gente nadando contra a corrente apesar de estarmos em um país com um índice de cesárea tão alto.”

A fotógrafa conta que foi muito emocionante levar suas fotos para Paris. “Chegar àquele museu gigantesco, olhar a pirâmide tão famosa de frente, com as minhas fotos debaixo do braço, foi bem forte. Enquanto ia em direção ao meu estande via os outros artistas que estavam compartilhando o espaço comigo e senti o peso da responsabilidade do que estava acontecendo. Muita gente boa e de vários cantos do mundo.”

As fotos expostas por Lela ganharam o primeiro lugar na votação do público entre os 32 artistas que estavam no estande.

Ela diz que o público não passava batido por suas fotos. “Algumas pessoas se assustavam e outras paravam e ficavam contemplando as fotos. Vi uma mulher chorar. Algumas vieram me contar suas experiências de parto. Um senhor de uns 80 anos pediu para folhear o livro e ficou um bom tempo vendo as fotos. Ele me disse que nunca tinha visto um parto daquele jeito.”

Uma das fotos expostas em Paris foi escolhida para ser capa do livro “Com as mãos e o coração”, de Elizabeth Davis, que será lançado em 2017 pela coleção Parto com Prazer.

O livro  “Parto Humanizado: Uma Visão Artística Sobre o Poder Feminino” será lançado domingo (6) no Espaço Puri (Rua Suassuí, 39 – Alto da Lapa), em São Paulo, das 16h às 19h. As fotos que estavam em Paris também estarão expostas durante o lançamento.

X