Após vídeo de Bela Gil, Conselho de Odontologia rejeita argila na escovação dental

Por FABIANA FUTEMA
Bela Gil conversa com Flor sobre escovação dental com argila (Reprodução/Instagram)
Bela Gil conversa com Flor sobre escovação dental com argila (Reprodução/Instagram)

O Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) divulgou nota defendendo a utilização de cremes dentais fluoretados na higiene bucal. Lembra que o produto também tem a aprovação da OMS (Organização Mundial de Saúde), Opas (Organização Pan Americana de Saúde) e Ministério da Saúde.

O posicionamento acontece após a apresentadora e chef Bela Gil publicar um vídeo em seu Instagram Stories no qual incentiva a filha Flor a usar argila para escovar os dentes.

No vídeo, a menina diz à mãe que prefere escovar os dentes com cúrcuma _produto também utilizado por Bela Gil na escovação dental.

“Assim como no caso da cúrcuma, não existe evidência científica em estudos de revisão sistemática que comprove a eficácia da utilização da argila para evitar cáries e doenças na gengiva”, afirma o secretário do Crosp, Marco Antonio Manfredini.

Ele também alerta para o risco da abrasividade da argila para a saúde dental. “Diferentemente dos cremes dentais, [a argila] não possui concentração definida, o que pode causar o desgaste do cemento (estrutura que recobre a raiz dos dentes), causando problemas como a sensibilidade dentinária”.

Segundo o Crosp, a utilização do creme dental fluoretado é essencial para o controle da cárie. A entidade afirma que a criança que não o utiliza é privada do benefício anticárie do flúor.

QUANTIDADE

Antigamente, era comum ouvir que crianças de até 3 anos não podiam usar creme dental com flúor por não saberem cuspir _engoliriam a pasta.

A quantidade de pasta recomendada para escovar dentes de crianças pequenas é mínima: do tamanho de um grão de arroz cozido.

Nessa quantidade, segundo o Crosp, diminui-se o risco de fluorose _manchas esbranquiçadas que surgem nos dentes pelo excesso de flúor.

Outra recomendação é que adultos supervisionem a escovação do dente da criança até que ela domine esse processo.

POLÊMICA

Quando defendeu a utilização da cúrcuma na escovação dental, em 2015, Bela Gil enfrentou forte reação dos dentistas. Na época, ela chegou a publicar um segundo post (abaixo) afirmando que estava apenas expressando sua opinião.

Reprodução
Reprodução

Após várias críticas, ela chegou a publicar uma resposta sobre a utilização da cúrcuma na higiene bucal.

“[…] Parece que eu ofendi profundamente a comunidade odontológica nas redes sociais quando disse que usava cúrcuma no lugar da pasta de dente e achava isso mais saudável por não conter flúor (pois acho o flúor um “porcarito”). Eu já respondi a alguns comentários, escrevi brevemente no facebook sobre a postagem, mas resolvi publicar esse texto com alguns artigos científicos relacionados ao beneficio da cúrcuma na saúde bucal e dentaria para ver se assim, com os tais artigos científicos, muitos possam abrir as suas mentes e quem sabe começar a fazer seus próprios estudos aqui no Brasil!!!”