Museus têm programação especial de férias para as crianças

Por FABIANA FUTEMA

Janeiro é mês de férias e muitos pais ficam em busca de passeios para levar os filhos. Uma opção legal são os museus que existem na cidade.

Vários deles estão com uma programação especial de férias, como o Catavento e o Museu do Futebol.

Veja abaixo algumas sugestões:

Museu Catavento
Espaço realiza a oficina “Construção de mini terrário”, com sessões às 11h, 12h, 14h e 16h. As atividades vão até dia 29 de janeiro. No mesmo período, os visitantes poderão relembrar de brinquedos clássicos da década de 1980, como corrida de “Autorama”, “Genius”, entre outros. De 24 a 29 de janeiro, o museu apresentará um planetário móvel na área externa do espaço.

Museu do Futebol
Crianças podem se divertir no espaço de férias, que promoverá brincadeiras como amarelinha, cabra-cega, esconde-esconde, corre-cotia, estátua, pula-corda, bolhas de sabão, pega-pega, pião e futebol de rua. Espaço estará ambientado com universo da Turma da Mônica e haverá monitores estimulando as brincadeiras. A entrada é gratuita e a ação acontece até o dia 29, de quinta-feira a domingo, das 10h às 17h. Nos finais de semana, acontecerão oficinas neste espaço, como de pipa e miniparaquedas. Os personagens Mônica e Cebolinha estarão no espaço, nos sábados 07 e 21/01, para tirar fotos e brincar.

Espaço de férias do Museu do Futebol (Crédito: Mônica Saraiva)
Espaço de férias do Museu do Futebol (Crédito: Mônica Saraiva)

Museu da Imigração
Contará com o “Espaço Mundo de Brincar” até o dia 29, das 11h às 17h, que conta com vários brinquedos, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, bonecos, fantoches, espaço de leitura e piscina de bolinha. No dia 15, às 15h, haverá a apresentação musical da dupla “Encantoré”, que usa diversos instrumentos como sanfona, tambor, pandeiro. Os pequenos serão convidados a percorrer o Museu no Caça-trilha; participar das oficinas de fantoches de papel, de pintura para bebês e confeccionar pipas.

Casa das Rosas
Casa fará contações de histórias apresentando o universo da poesia e a importância de resgatar, valorizar e preservar o legado cultural africano. No dia 15, às 15h, o “Contos da nossa terra”, inicia com a Cia. Circo de Trapo, que leva ao público um pouco da sabedoria e da poesia das cinco regiões do Brasil com as histórias “Sopa de Pedras” e “Dangui-lô”.

Pinacoteca
Promoverá ações especiais, como a Educateca que às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 17h, disponibilizará gratuitamente jogos para empréstimo a pessoas de todas as idades. Aos sábados, domingos e feriado de 25/1 os jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e outros ficarão à disposição dos visitantes com a mediação dos educadores.

Museu da Casa Brasileira
Às quintas-feiras, das 10h30 às 12h, acontecerão oficinas de desenho na calçada do espaço, com a artista Helena Kuasne, que fará a casa dos participantes a partir de descrição ou fotografia. Poderá ser levada uma cópia, que também será digitalizada e arquivada pelo MCB. No dia 29, das 15h às 16h, haverá mais uma edição do “Encontros no quintal”, para trocar ideias e experiências no jardim do espaço com brincadeiras e oficinas.

Museu Afro Brasil
Apresentará a contação de histórias “Aos Pés do Baobá”, onde crianças acompanhadas de seus pais poderão conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras, seguida de bate-papo com os educadores do museu, no dia 28, às 11h.

Veja atrações em museus de outras cidades:

Museu de Ciências Naturais (Brasília-DF)
Oficinas lúdicas de restaurador mirim para grupos de até dez integrantes, com ações educativas, jogos e atividades artísticas. O intuito é despertar no público a atenção, o potencial criativo e a conscientização da preservação de acervos. Até o final de fevereiro. Gratuito.

Museu Histórico Regional (Passo Fundo – RS)
Exposições e oficinas: “Cem anos do samba e outros carnavais” e “Centenário do Clube Visconde do Rio Branco”.

Museu Municipal de Arte – MuMa (Curitiba-PR)
Exposição “O Circo, O Brinquedo e A Brincadeira”, com participação da artista Cyntia Werner e apresentação do boletim digital da Casa Romário Martins “Senhoras e Senhores: o circo da cidade faz 40 anos!”, sobre a trajetória do circo da cidade. Até 19 de março. Gratuito.

Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato (Taubaté-SP)
Teatro “As Emili´Annas”, Brincadeiras no Quintal, Oficinas Pedagógicas, Passeio do Visconde,  aulas de Tai Chi Chuan e visitas guiadas. Até o final de janeiro. Gratuito.

Museu Casa de Portinari (Brodowski-SP)
Brincadeiras de interação que remetem à infância de Portinari e permearam sua obra plástica e poética, como pular corda, amarelinha, pintura, bola de meia, bugalha, peteca e pião. Até o final de janeiro. Gratuito.

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã-SP)
Oficina de adorno e artesanato indígena; confecção de brincos de pompom, presilhas, pipas, origami e kirigami e bolsas com dobradura de jornal; desenho às cegas; jogo da memória; brincadeiras indígenas; arte em sucata e Passeio Cultural. Até o final de janeiro. Gratuito.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão-SP)
Contação de lendas da Mantiqueira; jogos cooperativos; atividades e interações com o meio ambiente; oficinas de confecção de instrumentos musicais, danças, esculturas e de tinta da terra; atividades circenses e práticas que irão explorar o lado criativo, sensível e visual de cada participante. Até o final de janeiro. Gratuito.