Livro gratuito traz dicas para gestação e pós-parto serem mais leves

Quando uma mulher engravida, é muito comum surgirem interrogações sobre a gestação, o parto, a amamentação e a criação do(s) filho(s).

E pra ajudar, muitos olham para uma grávida como ‘domínio público’ e aproveitam qualquer brecha durante uma  conversa pra cobri-la de palpites, críticas e insegurança– tudo que ela não precisa nessa fase.

Para munir mulheres de informação e, consequentemente, mais segurança, surgiu o “Guia da Gestação ao Puerpério – Como Viver Cada Fase Com Mais Leveza”.

Segundo Jéssica Scipioni, autora do livro gratuito, a ideia do guia nasceu após uma experiência de supervisão de estágio em um hospital do SUS em Arapongas (PR), onde diversas mulheres chegavam sentindo contrações, mas não tinham ideia de como seus corpos trabalhavam.

“Refleti muito sobre a importância de preparar as mulheres antes do parto. Percebi que as as mulheres que se informam e se preparam antes têm relatos de parto mais positivos”, observa.

Formada em direito, Jéssica fez o curso de doula e começou a atuar no grupo Doulas em Londrina em 2014. A partir daí reuniu os principais medos, dúvidas e anseios das gestantes. E todos eles entraram na publicação.

O livro também fala sobre a decisão da via de parto, as fases da gestação, a participação do pai durante o processo,  questões emocionais e amamentação. Em cada capítulo há curiosidades históricas e dicas para tornar cada fase menos tensa.

Até hoje, sete mil cópias foram baixadas. Para surpresa da autora, parte do público é formada por médicos e fisioterapeutas, “Acredito que o livro traga um olhar um pouco menos técnico e mais humano para lidar com a mulher”, conclui.

Capa do livro
Capa do livro gratuito “Guia da Gestação ao Puerpério”; para baixá-lo, basta clicar aqui.

Curta a página do Maternar no Facebook, clicando aqui.