Conheça o método que usa neurociência para reduzir dor de parto

É possível treinar a mente e preparar o corpo para uma experiência positiva de parto? Segundo a metodologia GentleBirth, sim.

Criada na Irlanda, a técnica fornece métodos de concentração e usa elementos da neurociência para gerar resiliência emocional na gestante e seu acompanhante durante o parto, independente da via de nascimento.

A instrutora de GentleBirth Marianna Muradas, 29, explica que a metodologia estimula o cérebro a focar no andamento do parto e não na dor. “A construção da resiliência emocional acaba sendo ainda mais incrível no puerpério, pois aumenta a conexão com o bebê e com todos ao redor, elevando os hormônios do bem estar”, diz.

A estudante Enilde Viana, 18, fez o curso com o marido no ano passado, em Vitória da Conquista (BA). “Aprendi a respirar e dizer a mim mesma que estava tudo bem. Consegui curtir o momento. A introspecção fez muita diferença no meu parto”, relata a mãe de Aurora, de dois meses.

A representante comercial Laila Vieira, 27, ressalta que ter aprendido a técnica ao lado do marido também foi fundamental para um parto que consideram positivo. “O trabalho mental de aceitar o que não podemos controlar nos deixou prontos”, explica.

Laila com a filha Charlotte e o marido Carlos. Ambos fizeram o curso e relatam uma experiência positiva de parto.

A técnica não é voltada somente para o parto. Daniela Veloso, 35, a aplicou quando a filha foi diagnosticada com um problema cardíaco e precisou passar por uma cirurgia, aos cinco meses. “Foi um dos processo mais dolorosos da minha vida. Usei a técnica para me acalmar naquele momento de dor e vi diferença no meu comportamento”, conta, mãe da Marina, que hoje está bem.

“A técnica de respiração também me ajudou durante a colocação do diu e sempre funciona nas sessões de depilação. É um caminho de passar pela dor com muito mais calma”, afirma.

Daniela com as filhas Marina e Dora, hoje com sete meses.

Interessados no GentleBirth podem participar de um workshop que ocorrerá em São Paulo nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro, na Casa Moara.

Entre os assuntos abordados no curso estão: manejo do estresse, mindfulness (estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente), expectativa em relação ao parto,  psicologia do esporte, fisiologia e técnicas de respiração.

Curta a página do Maternar no Facebook, clicando aqui.