Mãe diz que bebê foi trocado em maternidade de SP; hospital vai acompanhar o caso
A autônoma Ana Paula Silveira diz que teve seu bebê foi trocado na maternidade Santa Joana, localizada no Paraíso, zona sul de São Paulo.
Ana Paula teve uma menina nesta quinta-feira. A troca foi percebida assim que o bebê foi trazido ao quarto. Em vez de uma menina, as enfermeiras trouxeram um garoto,que usava as roupas que a autônoma havia levado para vestir sua filha.
“Foram minutos de terror por não saber onde ou com quem estava a nossa princesa”, escreveu ela em seu perfil no Facebook.
Segundo ela, outra família bateu à sua porta depois de perceber que o bebê também havia sido trocado. “De repente surge uma mulher dizendo que o bebê da irmã tinha sido trocado por uma menina. Daí ligamos os fatos: ela trouxe a minha princesa que estava com as roupas do menino e com as pulseiras em nome de outra pessoa.”
Ela conta que o marido percebeu que o bebê entregue parecia diferente e pediu para enfermeira trocar a roupa. “Pensa agora num pai e numa mãe desesperados. Cadê a minha filha!!!!”
Em nota, o hospital informa que “instalou um comitê interno para acompanhar a apuração dos fatos relatados”.
“Ao mesmo tempo, o Hospital esclarece que conta com tecnologia avançada de controle neonatal e materno. Pelos procedimentos-padrões e recursos tecnológicos da maternidade, não seria possível que este evento confirmasse. Portanto, pelas normas de segurança em vigor na instituição é impossível que uma criança saia do hospital sem a presença de sua mãe biológica”, diz a nota oficial do Santa Joana.
Em seu perfil, a autônoma diz que as pulseiras de identificação dos bebês foram trocadas. “Fui distraída pela enfermeira dizendo que precisava trocar as pulseiras, pois na anterior o número do quarto estava errado.