Estante: Livros usam humor para falar sobre cocô e pum para crianças
Não sei se é porque sou mãe de menino. Mas percebo uma predileção da molecada por temas um pouco nojentos. Reparo que alguns meninos do meu prédio ainda apostam para ver quem dá a cusparada mais distante. Ou de soltar o pum ou arroto mais alto.
Talvez isso explique os recentes lançamentos de livros infantis abordando temas como cocô e pum. E o interesse do meu filho, de apenas 3 anos, por esses livros. Sim, ele adora contar ao mundo, em alto e bom som, que soltou um pum. Em casa, só entre a família, até acho bonitinho. Mas na rua…
Mas vamos aos livros. Segue abaixo uma listinha com livros sobre o tema:
‘Peidos, Um Livro do Barulho’
É mais um brinquedo que uma atividade de leitura. Vem com um peidômetro (isso mesmo) para a criança carregar no bolso e simular o barulho da flatulência onde bem quiser. Que não seja dentro de um concerto musical, espero. Traz receitas alimentares para ajudar a aumentar a potência do pum e um calendário para que o dono do livro classifique os peidos por quantidade, duração, cheiro, barulho engraçado e lugar impróprio. É divertido, mas tem humor politicamente incorreto. E traz na capa a mensagem ‘fora meninas’.
Diagramação: Patrícia Benigno Girotto Editora: Girassol (52 págs., R$ 39,90)
‘Cocô de Dinossauro’
Livro conta a curiosa disputa entre dinossauros para descobrir qual deles faz o maior cocô de todos. Além de mostrar diversos tipos de dinossauros e seus respectivos cocôs, o livro ensina noções de tamanho e igualdade. Publicação também agrada aos pequenos pelas páginas com pop-up.
Editora: Martins Fontes
Autores e ilustradores: Christyan Fox e Diane Fox. Editora: WMF Martins Fontes ( R$ 38,50)
“Puns, Punzinhos e Pumpunzões”
Em forma de poema, livro aborda o tema do pum e suas diferenças amplitudes. Mostra a semelhança entre o som de um carro velho ao de um pum. Diz que todos soltam punzinhos, até mesmo as princesas.
Autor: Almir Correia. Ilustrador: Cláudio Martins. Editora: Cortez Editora. (32 págs.)
“Cocô – Uma História Natural do Indizível”
Numa mistura de ciência com humor, livro mostra a importância do cocô para o estudo do comportamento animal e humano. Repleto de ilustrações, mostra curiosidades envolvendo nosso famoso número dois e a evolução da humanidade.
Autora: Nicola Davies. Ilustração: Neal Layton. Editora: WMF Martins Fontes (40 págs.)