Após notificação, Burigotto diz que contatou família de bebê morto

FABIANA FUTEMA
Inmetro suspende registro do berço Nanna da Burigotto (Reprodução)
Inmetro suspende registro do berço Nanna da Burigotto (Reprodução)

Após perder o registro para comercializar o berço portátil Nanna e ser notificada a retirar o produto do mercado, a Burigotto recebeu nesta terça-feira ofício consultando-a sobre a possível abertura de recall do produto. O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) informa que a empresa tem cinco dias para se pronunciar sobre o recall.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) suspendeu o registro do berço Nanna após receber avisos de acidente envolvendo o produto. Em um deles, uma criança de São Lourenço (MG), se seis meses, teria morrido sufocada ao ficar presa entre as laterais do berço e o colchão.

Em nota, a Burigotto, informa que “lamenta profundamente a fatalidade e expressa aos familiares do bebê total solidariedade e condolências”.  Diz ainda que “já entrou em contato com os pais e continua à disposição para esclarecimentos”.

“O berço Nanna é comercializado pela Burigotto há mais de seis anos, com certificação do Inmetro, e sempre esteve dentro dos prazos de manutenção do certificado. O berço sempre foi referência no mercado e nunca houve antes registro de acidentes envolvendo o produto”, diz nota da empresa.

Segundo a fabricante, a retirada dos berços já foi iniciada e agora aguarda “a conclusão do novo teste recém-exigido pela portaria [publicada pelo Inmetro].”.

Em relação ao recall, a empresa diz que “tomará todas as medidas necessárias em relação à notificação”.

Em entrevista ao programa ‘Patrulha do Consumidor’, da Record, os pais da menina Sofia disseram que as especificações de segurança para o berço seriam insuficientes para evitar o acidente _como limitar a 30 mm o vão máximo entre as laterais e colchão, pois o tecido é mole e se expande.

Eles também criticaram o fato de o tecido da cabeceira e pé não ser de tela, furadinho, o que reduziu a passagem de ar para a criança.

E SE VOCÊ TEM O MESMO BERÇO EM CASA?

Ainda não há nenhuma determinação obrigando a empresa a trocar o berço que você já comprou.

Se você tem um berço Nanna em casa, pode ligar para a Burigotto para se informar sobre o uso adequado do produto. O telefone é (19) 3404-2000.

Neste número, a atendente pergunta qual o tempo de uso do produto, peso da criança e se o consumidor utiliza colchão adicional.

Em caso de resposta positiva, o consumidor é orientado a verificar se o colchão está de acordo com as especificações do manual de instruções.

PORTARIA

No fim de maio, Inmetro publicou  uma portaria acrescentando novas exigências para a produção, venda e importação de berços-portáteis no país.

De acordo com a portaria, o espaço entre as laterais e o colchão nunca poderá ser superior a 30 mm, mesmo quando o produto for feito de material flexível.  São considerados flexíveis os tecidos, telas, plásticos e outros materiais que se deformam.

Determina ainda que as dimensões do colchão devem ser especificadas pelo fabricante, podendo ou não acompanhar o berço. O tamanho dele deverá constar do manual de instruções do produto.