Devemos esperar para furar a orelha dos bebês? Petição no Reino Unido quer restringir idade
Uma petição on-line quer proibir os pais do Reino Unido de furarem as orelhas dos filhos. Endereçada ao Ministro da Cultura, Edward Timpson, o documento diz que furar a orelha é uma forma de crueldade com as crianças e que lhes causa “dor severa e medo” para satisfazer uma vaidade dos pais.
O texto defende seja estipulada uma idade mínima para esse procedimento, assim a criança poderia decidir sozinha se quer e quando usar brinco.
“Outras formas de danos físicos às crianças são ilegais – então não deveria ser diferente (em relação a furar as orelhas”, diz o texto da petição online.
Até as 19h desta segunda-feira, a petição já havia recolhido mais de 41 mil assinaturas. O objetivo seria atingir 45 mil adesões.
Não tenho filhas, mas percebo que os pais de meninas preferem furar a orelha delas enquanto ainda são recém-nascidas.
No passado, havia a prática de furar na maternidade. Mas esse procedimento foi proibido.
Hoje, pais podem furar a orelha de seus filhos em farmácias. Mas isso só voltou a ser liberado em 2009. Elas estavam proibidas de realizar esse procedimento desde 2003. Só restava aos pais pedir que esse serviço fosse realizado em domicílio por pediatras ou enfermeiras _o que ficava bem mais caro.
Mas será que vale mesmo a pena infringir essa dor a bebês tão pequenos? Quem disse que eles não sentem dor? Pediatras de atendimento humanizado dizem que sim, eles sentem.
ps: eu só furei minha orelha aos 8 anos, quando tive vontade de usar brincos