Consumidor pesquisa mais antes de comprar presente para o Dia das Mães, diz pesquisa
Apesar da crise econômica, o Dia das Mães continua sendo uma das principais datas para o varejo. Pesquisa Ibope encomendada pelo Google Brasil informa que 90% dos entrevistados pretendem comprar algo para presentear nesta data. Em 2015, 88% disseram que iriam presentear.
A diferença é que neste ano o percentual de consumidores que está pesquisando antes de comprar praticamente dobrou: passou de 41% para 80% de 2015 para cá.
De acordo com o levantamento, 77% procuram em sites de busca e comparação de preços, 67% em lojas online (tanto e-commerce de varejistas quanto site de fabricantes) e 53% em lojas físicas.
“As pessoas estão muito conscientes da limitação do seu dinheiro e de como precisam fazer um uso eficiente dele”, diz Carolina Rocha, Gerente de Insights do Google Brasil.
O valor médio do gasto com os presentes para o Dia das Mães deste ano é de R$ 467, uma alta de 15% em relação ao ano passado.
Roupas, acessórios e calçados são mais uma vez os presentes mais desejados (62%). Em seguida, estão produtos para uso pessoal (50%), como perfume e produtos de beleza, lembranças (41%), como flores e chocolates, itens para a casa (26%), como utensílios domésticos e móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos (25%), como smartphones, viagens (8%) e artigos esportivos como bicicleta (4%).
A pesquisa ouviu 1.500 brasileiros de 18 a 55 anos das principais regiões do país (Grande SP e Interior, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador), das classes A, B e C, que costumam realizar compras online (fizeram ao menos uma nos seis meses anteriores à pesquisa).