YouTube Kids amplia mecanismos de controle de conteúdo para as crianças
Você sabe que o seu filho está assistindo na internet? Analisou a qualidade dos vídeos do YouTube que que ele vê? Lançado há dois anos, o app YouTube Kids anunciou novos mecanismos de controle do conteúdo consumido pelas crianças.
Se o pai não quiser que os filhos assistam vídeos que ensinam a fazer melecas, por exemplo, basta bloquear os vídeos e canais. É só excluí-los fazendo login no aplicativo. Para fazer o login, o app pedirá sua conta de e-mail.
Com isso, todos os vídeos e canais bloqueados serão os mesmos em todos os dispositivos que seus filhos usam. Se mais tarde você quiser liberar o conteúdo, basta desbloquear.
O app ganhou novas funcionalidades, como o timer, que limita o tempo de acesso da criança. Ele avisa que o tempo dela acabou e encerra a atividade.
Outra possibilidade que pode agradar aos adultos é a opção de desativar a música de fundo e os efeitos sonoros de clique e navegação.
A melhor forma de controlar o conteúdo é assistindo junto com o filho. Um vídeo leva a outro. Embora a qualidade do primeiro seja ok, o segundo ou terceiro podem ser impróprios para crianças.
O YouTube Kids diz que busca “oferecer conteúdos adequados para as famílias, mas nenhum sistema é perfeito”. “Se você encontrar qualquer vídeo que considere inadequado, pedimos que o denuncie.”
A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) diz que os pais precisam ficar atentos à classificação indicativa de games, filmes e vídeos para que estejam “de acordo com a idade e compreensão de seus filhos”.
“Crianças menores de 6 anos precisam ser mais protegidas da violência virtual, pois não conseguem separar a fantasia da realidade. Jogos online com cenas de tiroteios com mortes ou desastres que ganham pontos de recompensa como tema principal não são apropriados em qualquer idade, pois banalizam a violência como sendo aceita para a resolução de conflitos”, diz documento publicado pela entidade sobre relação com a tecnologia.
LÍDERES DE AUDIÊNCIA
Canais relacionados ao jogo Minecraft lideram a audiência entre o público de zero a 12 anos no YouTube. Isso é o que mostra a pesquisa famílias e tecnologia, divulgada nesta quinta-feira pelo ESPM Media Lab.
Das 50 bilhões de visualizações obtidas por 230 canais dirigidos para o público dessa faixa etária, 20 bilhões correspondem à audiência dos vídeos sobre Minecraft.
Em seguida, aparecem os canais de youtubers teens e os dos youtubers mirins, em terceiro.
“O poder de influência e de engajamento desses youtubers é grande e a criança desta geração não diferencia o que é on-line de off-line. O youtuber parece muito próximo para ela”, diz por Luciana Corrêa, coordenadora do estudo.
Os canais da categoria unboxing _que mostram pessoas abrindo caixas de brinquedos_ são os que mais cresceram em relação à pesquisa anterior, divulgada em novembro de 2015. Tiveram uma alta de 975%.