Crie objetos para torcer com os filhos durante a Copa do Mundo
Os ensinamentos que a Copa do Mundo pode trazer vão muito além de ganhar ou perder. Deus nos livre de um novo 7×1. Já aprendemos a perder, né?
O psicanalista Guido Arturo Palomba observa que momento é propício para passar mais tempo com os filhos, torcer junto e usar a mesma roupa. Tudo isso, segundo ele, ensina as crianças a terem ideais. Isso também ocorre quando colecionamos figurinhas, por exemplo.
“Os pais não devem se exceder nas comemorações, nas bebidas nem nas ofensas, sempre presentes nas torcidas. O importante é aproveitar o momento para unir os sentimentos”, conclui o psicanalista.
Carina Pirró, psicóloga e especialista em medicina comportamental pela Unifesp e Ellis Institute New York, pontua que, na infância, a criança tem os primeiros contatos com valores importantes para a constituição do caráter. “Solidariedade, justiça e respeito às diferenças, são valores imprescindíveis para a formação de futuros adultos tolerantes e que tenham amor ao próximo. A Copa pode ser uma grande aliada para pais e filhos conhecerem e refletirem sobre a diversidade étnica, cultural e histórica de cada país”, diz a psicóloga.
VAI, BRASIL!
Nesse momento de festa, os pais também podem aproveitar a proximidade das férias escolares para criar objetos para torcer com as crianças. Fazer pompons, bandeiras, faixas ou chapéus: além de economizar, você vai estimular a criatividade dos pequenos, segundo Raquel Franzin, assessora pedagógica do Instituto Alana.
“Quando uma criança cria seu próprio brinquedo, ela aprende ainda mais, pois não há aprendizado sem teste ou experimentação. Esse estímulo à criatividade também ensina a criança a encontrar soluções para futuros problemas”, conclui a especialista da área de Educação e Cultura da Infância.
“É possível se divertir com muito pouco”, diz a a maker Lara Baptista, do canal Caseirices Kids. Em seu vídeo mais recente, a youtuber confecciona miniaturas de roupas e bandeiras para bonecos (veja no vídeo acima o passo a passo).
“É uma forma de mostrar que a brincadeira pode ser divertida sem envolver o mais novo brinquedo da moda ou outros itens caros”, conclui Lara, que tem mais de dois milhões de inscritos em seu canal.
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