Férias: Brincadeiras simples podem estreitar o vínculo com seu filho

Melina Cardoso

As férias escolares chegaram e muitos pais ficam em dúvida sobre como aproveitar melhor o tempo com os filhos.

Sabemos que brincar é uma importante ferramenta para desenvolver a identidade e autonomia nas crianças, como mostram diversas pesquisas.

Além disso, a ludicidade facilita o desenvolvimento pessoal, social, cultural e estimula a saúde mental e física.

Pensando nessas vantagens, a publicitária Patrícia Marinho, 45, criou em 2014 o blog Tempojunto. Nele, há diversas dicas para aproveitar o tempo com os filhos em casa, durante uma viagem ou até mesmo preso em um engarrafamento.

“Brincar também solidifica os vínculos. Percebi que estimular as brincadeiras não era só bom para elas como era muito bom para mim também”, explica a mãe de Carol e Gabi, de 12 e 4 anos, respectivamente.

Algumas brincadeiras podem sujar a roupa ou o chão da casa. Nada que uma camiseta mais velhinha e uns jornais no chão não resolvam.

“Se lambuzar significa que a criança explorou ao máximo seus recursos”, diz Patrícia. Quando os pais deixam os filhos terem intimidade com os materiais, sejam eles farinha, tinta ou cola, por exemplo, eles incentivam os filhos a liderar a exploração. “Só com a liberdade é possível experimentar e aprender”, conclui a publicitária.

Abaixo, confira algumas ideias para realizar com as crianças.

PÉ DE DINOSSAURO

FOGUETE DE BEXIGA

INSTRUMENTO MUSICAL CASEIRO

LANÇADOR DE BOLINHA

Curta a página do Maternar no Facebook e no Instagram.