Livro infantil revela segredos de dez cidades; conheça

É possível aprofundar o ensino sobre arquitetura e urbanismo para crianças? Segundo o livro Casacadabra – Cidades para Brincar, sim.

Escrito por Bianca Antunes e Simone Sayegh, e com ilustrações de Luísa Amoroso, a obra é conduzida por Lina, uma menina curiosa e Tiê,  sua capivara aventureira. Entre alguns assunto, elas falam sobre verticalização, drenagem e mobiliário urbano, sempre de um jeito lúdico.

“A nossa ideia com o livro é que a arquitetura e o urbanismo comecem a ser entendidos desde cedo, para que as cidades sejam construídas, no futuro, priorizando uma melhor qualidade de vida: uma cidade mais humana, mais atraente para o caminhar, com menos ruído, menos poluição, mobilidade eficiente, com mais espaços de encontro”, explica Bianca Antunes.

Para a autora, a publicação pode ser um pontapé inicial para despertar o interesse em cuidar das cidades, participar efetivamente de processos que acontecem no bairro ou exigir que as ações sejam mais participativas.

Entre os dez locais escolhidos estão o High Line, em Nova York, a Avenida Paulista, em São Paulo e a Escadaria Trindade Monte, localizada em Roma, a reabertura do rio Cheonggyecheon, em Seul e a Praça dos Desejos, em Medellín.

 

No capítulo da Avenida Paulista, as autoras debatem verticalização  (Crédito: Luísa Amoroso)

“Nós mostramos possibilidades. Não existe só fechar um rio, dá para abrir também. Não existe só esperar o poder público fazer uma praça ao lado da sua casa, você e seus amigos podem fazer também. Uma avenida não serve só para carros, os pedestres também podem ocupá-la”, completa Simone Sayegh.

Para ela, mostrar possibilidades alarga horizontes e amplia a imagem de cidade. “Se a aproximação com a cidade for intensificada, tudo o que a gente viu, ouviu, testou vem à tona, e podemos jogar com todas as nossas hipóteses pra resolver um problema”, conclui.

SÉRIE

Este é o segundo título da série Casacadabra. O primeiro, Invenções Para Morar, trouxe pequenos segredos sobre a arquitetura de dez casas, sendo quatro deles no Brasil.

O lançamento, que foi viabilizado por meio de um financiamento coletivo, vai ocorrer neste domingo (11), no térreo do Sesc Avenida Paulista, a partir das 12h. Das 14 às 15h30 haverá uma ação educativa comandada por Carolina Hernandes, ilustradora da primeira edição.

Indicada para crianças acima de 6 anos, a proposta da atividade é construir um espaço público a partir de mobiliários de descanso ou diversão. A participação é gratuita.

Curta o Maternar no Facebook e no Instagram.