Brincadeiras ‘offline’ aproximam pais e filhos; veja dicas para as férias

Como está seu planejamento para essas férias? Vai viajar? Vai trabalhar em um período e descansar em outro? Ou vai precisar se desdobrar para entreter as crianças? Seja qual for sua resposta, vou listar aqui atividades que podem ser feitas durante todo o período.

Todas as sugestões deixam os eletrônicos de lado e presam por um tempo junto. Mesmo que curto, que seja de qualidade.

É o que defende a psicóloga Marina Arnoni Balieiro, do hospital Edmundo Vasconcelos. “Brincadeiras ‘offline’ possibilitam o desenvolvimento físico, como o movimento do corpo, equilíbrio, e psíquico, permitindo a interação com o outro, além de aprender a lidar com regras, dividir e também frustrar-se”.

Segundo a especialistas, é na brincadeira que a criança usa a criatividade para produzir situações que aparecem na vida, ou mesmo imaginar e inventar. “Estar junto com os filhos amplia o vínculo e a segurança deles”, completa.

Recreador há 16 anos, William Cury, destaca que a criança que brinca offline explora o mundo, constrói, interage com outras crianças. “Onde existe criança existe brincadeira, imaginação e interação. Mas todo esse romantismo acontece quando a criança tem estímulo para brincar, vindo tanto dos pais para ela, quanto lugares que os pais à levam para receber esse estimulo.”

 

Brincadeiras de 1 a 3 anos (Crédito: Tempo Junto e Amor de Família)

Brincadeiras de 18 a 24 meses (Crédito: Tempo Junto)

Brincadeiras de 2 a 3 anos (Crédito: TempoJunto)

Brincadeiras de 3 a 4 anos (Crédito: Tempo Junto e Fazer em Casa)

ORIGAMIS

Outra forma de interagir com as crianças é com origamis. O livro “Quero Fazer Origami”, da Catapulta Editores  ensina a fazer animais, objetos e plantas ao longo de suas 72 página. Especialistas em desenvolvimento infantil defendem que a atividade estimula a paciência, a criatividade, a concentração e ativa a memória.

Um personagem de papel ensina a fazer diversos origamis ao longo de 72 páginas (Divulgação)

FÉRIAS EDUCATIVAS

O período das férias é destinado ao descanso e relaxamento e não deve ser usado para estudar. Isso não impede os pais de aproveitarem o lazer para gerar enriquecimento intelectual e cultural, defende a educadora Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio.

“Ir a uma exposição, assistir a um filme ou peça teatral, fazer passeios em lugares históricos, fazer oficinas de artes, como pintura, dança, música, ler livros ou ir a museus de ciências estão entre as  possibilidades”. Para a doutora, essas atividades podem despertar novos talentos, interesses e competências, que nem sempre aparecem na escola.

Uma sugestão é o Museu da Imigração, em São Paulo. O local está com uma vasta programação para as férias. Todas as atividades são gratuitas.

Espaço “Mundo de Brincar” (até 10 anos)

Disponível: Jogos de tabuleiro, piscina de bolinhas, brinquedos educativos, livros, quebra-cabeças, cama elástica, fantoches e desenhos para colorir.

Data: 3 a 31 de janeiro (de quarta a domingo)
Hora: 11h às 17h.

Mostra “Sonhos Refugiados”  

Desenhos de crianças refugiadas sírias que colocaram no papel os seus desejos para o futuro.

Data: 4 a 31 de janeiro
Hora: de terça a sábado, 9h às 17h, aos domingos, das 10h às 17h.
Visitas Temáticas “Crianças que migram”

Troca de impressões sobre migração, deslocamento e território.

Data: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de janeiro
Hora: 11h

 

Contação de Histórias – Livro “Três Navios”
Data: 13 e 27 de janeiro
Hora: 15h

 

JOCKEY CLUB

 

A exposição “Jockey Club Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo” revela os tesouros arquitetônicos, artísticos e históricos do clube. Além disso, há a possibilidade de fazer visitas guiadas às cocheiras e aos cavalos.

 

Quando: quintas e sextas-feiras das 14h às 18h, sábados e domingos das 14h às 19h. Dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Janeiro, às 16h e 17h .

Inscrição: gendamento@viadasartes.com.br ou pelo whatsapp 11.999453643. Vagas Limitadas.

***************************************************************************************************************
 E por falar em férias, agora é a minha vez. Volto em fevereiro. Boa festas e um abençoado 2019!