Para ter saúde mental, toda mãe precisa de tempo sozinha, diz Hel Mother

Você consegue deixar seu filho em casa e sair sem culpa? Sentiu-se mal por voltar a trabalhar após o fim da licença maternidade? Quem te julgou mais? Alguém próximo ou você mesma?

Esses foram alguns dos temas do bate-papo sobre maternidade que ocorreu nesta sexta-feira (10), no Espaço TragaLuz, em São Paulo.

“É uma armadilha achar que que ninguém vai cuidar do seu filho tão bem quanto você. Isso acaba sobrecarregando ainda mais a mãe”, disse a jornalista e escritora Rita Lisauskas.

“Eu sou o maior exemplo dos meus filhos. Se saio para trabalhar, fico feliz e bem comigo mesma. É importante eles verem e aprenderem que isso é uma forma de respeitar-se”, explica Shirley Hilgert, do Macetes de Mãe. “Mas já cheguei a sonhar em ser internada”, brinca referindo-se ao cansaço pela criação dos dois filhos. Nesse momento, rolou uma identificação coletiva.

Em relação à maternidade nas redes sociais, Helen Ramos, a Helmother, diz considerar maldade mulheres famosas que postam fotos magras na saída da maternidade ou dizem que emagrecer é questão de força de vontade. “Já cheguei a pesar 10 kilos menos e ouvir que estava linda enquanto vivia uma depressão pesada e me sentia muito mal. A que preço ser magra?”, questionou a roteirista.

Ela lembrou de como é libertador para as mulheres ver Meghan Markle apresentar seu filho à imprensa com o rosto inchado e com a roupa marcando sua barriga de recém-parida.

Helen também contou suas experiências como mãe solo e citou os inúmeros julgamentos que passou por querer sair sem o filho –hoje com cinco anos. “A gente precisa estar coma gente mesma e é preciso procurar e conseguir uma rede de apoio, pela nossa saúde mental”, concluiu. O encontro foi promovido pela Multikids Baby em homenagem ao Dia das Mães.

Curta o Maternar no Instagram.