De pai para filho: paixão por trens vira evento para família no interior de SP

Em Atibaia, a uma hora de São Paulo, é possível voltar no tempo e passear de maria fumaça ou caminhar por uma ponte ferroviária inglesa –ambas do século 19.

 

A história do local começa com a paixão de José Augusto Roberto (1943-2014) por trens. Seu sonho era restaurar os 27 quilômetros da estrada de ferro Bragantina, desativada em 1967. O local era uma importante via de escoamento de tabaco e açúcar.

 

Porém, segundo seu filho, Rogério Martins Roberto, a prefeitura de Atibaia desistiu de ceder as estações e leitos. Com equipamentos comprados e terreno alugado, José Augusto vendeu suas fazendas no Tocantins e com a soma do dinheiro da venda de uma usina de borracha construiu a própria estação em 1980.

 

Para encontrar as locomotivas, bondes e vagões (datados de 1.893 a 1927), José ia para o Rio de Janeiro, interior de São Paulo, em usinas de açúcar ou sucateiros. “Onde falava que tinha trem, meu pai estava lá”, conta o filho.

 

Um ano antes de morrer, José Augusto transformou a Estação Atibaia em um local para eventos, como formaturas, confraternizações, shows e casamentos. Além disso, duas vezes ao ano há o Expresso Kids*.

 

O evento ocorrerá neste final de semana (01 e 02/06) em Atibaia e além do passeio de maria fumaça, há mini fazendinha, circo, tirolesa, passeio de fusquinha conversível, slackline (difícil hein? ainda mais com crise de riso), brinquedos infláveis e arvorismo.

 

“Nosso objetivo é que as crianças tenham um pouco da infância que eu e meus irmãos tivemos: em meio aos animais, em contato direto com a natureza e próximo dos trens”, completa Rogério. Ainda de acordo com o empresário, um bonde será reformado em breve para circular com energia solar e será acessível para pessoas com deficiência.

 

SERVIÇO 
Expresso Kids – 8ª edição – 01 e 02 de junho
Horário: das 10 às 18h
Local: Estação Atibaia (avenida Jerônimo de Camargo, 6.308, próximo à Rodovia Fernão Dias).
Estacionamento: R$ 15,00
Ingressos: a partir de R$ 85  (atrações pagas à parte). Informações no site www.expressokids.com.br
Crianças com deficiência ou bebês de até 1 ano e 11 meses não pagam ingresso. *A jornalista viajou a convite do Expresso Kids.

 

Curta o Maternar no Instagram.