Natal, aniversário do filho ou casamento; obstetras lembram eventos que perderam para atender partos
Obstetrizes, médicos obstetras, enfermeiras obstetras estão acostumados. Não importa a hora ou o local onde estejam, se uma mãe entra em trabalho de parto e eles são chamados, deixam tudo, inclusive eventos familiares para atender um novo nascimento.
Equipes humanizadas costumam trabalham com parceiros, mas nem sempre é possível contar com o profissional back-up.
É o caso do obstetra Jorge Kuhn, da Casa Moara, que perdeu a conta de quantos eventos familiares deixou de comparecer para acompanhar nascimentos. “O melhor macarrão que comi na vida estava frio e duro. Foi feito pelos meus três filhos no Dia dos Pais”, lembra o médico. “Eles me ligavam perguntando quantos centímetros a grávida estava, pois sabiam que se ainda fosse seis eu demoraria”, lembra rindo.
Quem vive experiências semelhantes é a ginecologista e obstetra Fabiana Garcia, que já deixou de participar de do aniversário do filho e de três natais em família consecutivos. “Minha família já está acostumada, quem trabalha com parto abre a vida para isso”, conta.
Fabiana integra a equipe do Espaço Mãe, que inaugurou neste sábado, em São Paulo. Um dos sócios, o obstetra Paulo Noronha, não pode participar do lançamento porque saiu para atender um parto.
“Isso é comum em nossa vida. O atendimento humanizado é assim: individualizado. Não tem feriado nem final de semana”, explica a obstetriz Bianca Rocha. Segundo ela, o novo espaço é um local para troca de informações, inclusive para quem ainda não está gestando um filho. “É importante ter consciência sobre os motivos de se querer formar uma família”, disse.
A enfermeira obstetra Mariana Chagas diz que a informação baseada em evidências é um dos pilares do local. “Trabalhamos numa profissão em que a mulher é a prioridade. Nossa ideia é oferecer informação para que ela escolha o que é melhor para ela”, diz a profissional.
O local conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos obstetras, enfermeiros obstetras, obstetrizes, pediatras, doulas, acupunturistas, psicólogos, nutricionistas, consultoras de amamentação e fisioterapeutas.
Espaço Mãe
Rua Correia Dias, 454, Paraíso, São Paulo, SP
Telefone: 11 5093-0415 . Serviços a partir de R$ 45,00 (Yoga experimental para bebês).
Curta o Maternar no Instagram.