Pais empreendedores servem famílias e fazem dos clientes rede de apoio
Antes de fechar uma venda, Ricardo Figaro, 34, pergunta outras coisas além de quais serão os sabores das comidas que o cliente levará pra casa.
Quer saber a história dos bebês, o que gostam de comer, como anda o sono e como os pais têm lidado com o cansaço típico de quem tem um filho pequeno.
Sua empresa, a Papai Que Fez, fabrica porções de refeições orgânicas congeladas para bebês a partir do sexto mês de vida, quando ocorre o início da introdução alimentar.
O empurrãozinho para abrir um negócio veio da pediatra do filho. Vários pacientes dela estavam preocupados com o início da alimentação dos filhos. Qual grupo de alimentos usar? Como temperar? O terror de muitos pais era a paixão de Ricardo, e a doutora viu um nicho e brincou com a sugestão. Ricardo tinha acabado de perder o emprego por causa da pandemia.
“Cresci vendo meus avós na cozinha e todos os grandes momentos da minha vida têm alguma relação com a comida”, explica o pai de Henrique, de um ano e meio.
Além do feedback sobre os pratos, ele e sua esposa, Erika, também trocam figurinhas com outros pais -e clientes- sobre sono, cama compartilhada, introdução alimentar e salto de desenvolvimento.
“Gosto de passar para os clientes que essa é uma fase gostosa. Meu objetivo é facilitar a vida de outros pais e também proporcionar experiências gustativas como as que eu tento proporcionar para meu filho”, conta.
Foi um pedido do filho ainda pequeno que despertou outro pai para empreender.
Quando era menor, Henry, 12, pediu um cavalinho para Bruno Soares, 35, de Dia das Crianças. Ele também ganhou um boneco que falava, era cheio de luzes e soltava teias pelas mãos.
O cavalo ganhou a corrida. Senta lá, Spider!
“Foi essa simplicidade do meu filho que me impulsionou para trabalhar com meu hobby. O boneco ficou de lado e ele preferiu o cavalo de pau”, conta o artesão, proprietário da Imaginação Sem Limite.
Após também perder o emprego como orientador socioeducativo, ele passou a trabalhar integralmente com a arte em madeira -ofício que aprendeu sozinho, “na marra”, conta.
No começo, fazia peças religiosas, porta-retratos e luminárias e, recentemente, passou a investir em brinquedos montessorianos, que estimulam o desenvolvimento infantil.
Assim como Ricardo, que aproveita as sugestões dos clientes para criar novas receitas, Bruno também recebe diversos pedidos para criar brinquedos em madeira.
“Quando você ouve um pai ou uma mãe falando que sua arte fez o filho deles feliz é emocionante. Ser uma referência de criatividade para meu filho e pros seus amigos, também”, diz.
SERVIÇO
Imaginação Sem Limites – Arte em Madeira
(peças a partir de R$ 35)
Instagram: https://www.instagram.com/isl_imaginacao
Contato: 11 99017-5143
Papai Que Fez – Comida para bebês
Porções a partir de R$ 9
Instagram: https://www.instagram.com/papaiquefez_/
Contato: 11 4211-9606
Curta o Maternar no Instagram.