Pele infantil exige cuidados contra mudança constante de temperatura
A baixa umidade e o tempo seco dos últimos dias têm afetado bem mais que os olhos, o nariz e a garganta das crianças. Por ser bem mais sensível, a pele infantil também sente os efeitos da poluição e da mudança constante de temperatura.
Por isso, alguns cuidados básicos podem ser tomados para evitar o ressecamento e a perda da camada de gordura natural que protege o maior órgão do corpo humano.
- A partir dos 6 meses a ingestão de água está liberada. Ofereça várias vezes ao dia e, se possível, deixe garrafinhas prontas em diferente cômodos da casa. Pele ressecada pode indicar ingestão baixa de água.
- Evite banhos quentes e demorados. Quanto mais alta a temperatura, maior a perda dos lipídeos, gorduras que protegem a pele. O ideal é não passar de 37ºC. O cloro presente na água tratada pode levar à irritabilidade cutânea em crianças, especialmente as alérgicas.
- O uso de sabonetes em barra também pode prejudicar essa camada de proteção, prefira os líquidos. Caso a criança tome mais de um banho por dia, use o sabonete em pequena quantidade e em um só dos banhos.
- Se o bebê tomar banho na banheira, separe uma porção de água para retirar o excesso de sabão que fica no corpo.
- Evite compartilhar sabonetes e cremes de adulto com os pequenos, porque a pele infantil absorve mais facilmente os produtos químicos. Além disso, as fórmulas infantis têm pH correto e evitam alergias.
- Bebês e crianças podem usar hidratantes desde que sejam sem cheiro, hipoalergênico e com bom emoliente.
- Muitas mães usam pomadas de assadura para hidratar áreas ressecadas dos bebês. Cuidado com as que possuem óxido de zinco na formulação, pois esse ingrediente pode ressecar ainda mais a pele.
- Farinha de aveia tem um forte poder hidratante e pode ser salpicada na banheira do bebê (converse com o pediatra antes).
- Após usar lenços umedecidos nos bebês, remova o produto com algodão e água.
- Automedicação de cremes e outros produtos pode aumentar a oleosidade e causar dermatites. Antes de usar qualquer produto em seu filho, consulte um dermatologista infantil.
As informações são do Departamento de dermatologia pediátrica da Sociedade Brasileira Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e de Simone Saintive, chefe do serviço de dermatologia pediátrica da UFRJ e do dermatologista pediátrico Luiz Telles de Menezes, do Grupo Prontobaby.
MUDANÇA DE TEMPERATURA
Após registrar forte calor nesta quarta-feira (25), São Paulo deve receber uma frente fria que derrubrá as temperaturas nos próximos dias. A queda esperada é de até 18ºC.
Na sexta (27), a temperatura máxima deve ser de 21ºC, e a mínima, de 16ºC, segundo o INMET.
Curta o Maternar no Instagram.