Pele infantil exige cuidados contra mudança constante de temperatura

A baixa umidade e o tempo seco dos últimos dias têm afetado bem mais que os olhos, o nariz e a garganta das crianças. Por ser bem mais sensível, a pele infantil também sente os efeitos da poluição e da mudança constante de temperatura.

Por isso, alguns cuidados básicos podem ser tomados para evitar o ressecamento e a perda da camada de gordura natural que protege o maior órgão do corpo humano.

  1. A partir dos 6 meses a ingestão de água está liberada. Ofereça várias vezes ao dia e, se possível, deixe garrafinhas prontas em diferente cômodos da casa. Pele ressecada pode indicar ingestão baixa de água.
  2. Evite banhos quentes e demorados. Quanto mais alta a temperatura, maior a perda dos lipídeos, gorduras que protegem a pele. O ideal é não passar de 37ºC. O cloro presente na água tratada pode levar à irritabilidade cutânea em crianças, especialmente as alérgicas.
  3. O uso de sabonetes em barra também pode prejudicar essa camada de proteção, prefira os líquidos. Caso a criança tome mais de um banho por dia, use o sabonete em pequena quantidade e em um só dos banhos.
  4. Se o bebê tomar banho na banheira, separe uma porção de água para retirar o excesso de sabão que fica no corpo.
  5. Evite compartilhar sabonetes e cremes de adulto com os pequenos, porque a pele infantil absorve mais facilmente os produtos químicos. Além disso, as fórmulas infantis têm pH correto e evitam alergias.
  6. Bebês e crianças podem usar hidratantes desde que sejam sem cheiro, hipoalergênico e com bom emoliente.
  7. Muitas mães usam pomadas de assadura para hidratar áreas ressecadas dos bebês. Cuidado com as que possuem óxido de zinco na formulação, pois esse ingrediente pode ressecar ainda mais a pele.
  8. Farinha de aveia tem um forte poder hidratante e pode ser salpicada na banheira do bebê (converse com o pediatra antes).
  9. Após usar lenços umedecidos nos bebês, remova o produto com algodão e água.
  10. Automedicação de cremes e outros produtos pode aumentar a oleosidade e causar dermatites. Antes de usar qualquer produto em seu filho, consulte um dermatologista infantil.

As informações são do Departamento de dermatologia pediátrica da Sociedade Brasileira Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e de Simone Saintive, chefe do serviço de dermatologia pediátrica da UFRJ e do dermatologista pediátrico Luiz Telles de Menezes, do Grupo Prontobaby.

MUDANÇA DE TEMPERATURA

Após registrar forte calor nesta quarta-feira (25), São Paulo deve receber uma frente fria que derrubrá as temperaturas nos próximos dias. A queda esperada é de até 18ºC.

Na sexta (27), a temperatura máxima deve ser de 21ºC, e a mínima, de 16ºC, segundo o INMET.

Curta o Maternar no Instagram.