Para pediatra canadense, muitos médicos ainda desconhecem a amamentação

“Não pense que os médicos sabem muito sobre amamentação. A maioria não sabe nada“. A opinião é do pediatra canadense Jack Newman. Com mais de 30 anos de experiência no assunto, o médico é coordenador do Centro Internacional de Amamentação em Toronto, no Canadá.

Newman ressalta que dar de mamar não deve doer e que as mães devem tomar cuidado ao buscar informações na internet–onde segundo ele, há muitos dados  errados sobre amamentação. “Se as suas fontes dizem para alimentar o bebê tantos minutos de cada lado, não confie nelas”.

O blog Maternar pediu ao pediatra algumas dicas para ter sucesso na amamentação. Confira as respostas:

1- Não se deixe enganar. Não acredite que todos os médicos sabem muito sobre amamentação. A maioria realmente não sabe quase nada.

2- Aprenda com fontes confiáveis. Se as suas fontes dizem para alimentar o bebê tantos minutos de cada lado, não confie nelas. A internet é uma fonte particularmente ruim quando se trata de amamentação. Em nosso site há boas informações e vídeos em português.

3. A amamentação não deve doer. Se dói, é porque algo está errado e deve ser corrigido. Caso esteja doendo, busque uma boa ajuda. Quanto mais rápido, melhor. [Essa ajuda pode ser uma consultora em amamentação, por exemplo].

4. A boquinha aberta do bebê sobre o peito não significa necessariamente que ele esta sugando. Você pode observar pela pausa dos movimentos em seu queixo. Quanto maior a pausa, mais leite ele sugou na mamada. Um bebê com a pega correta consegue mamadas bem mais efetivas.

5. Quase nenhum medicamento requer que a mãe pare de amamentar.

6. O início tardio da amamentação diminui a oferta de leite da mãe.

O pediatra estará no Brasil para participar da segunda edição do Congresso Mame Bem, que ocorre entre os dias 12 e 15 de junho em Belo Horizonte (MG). O congresso trará diversos especialistas para falar sobre parto, nascimento, problemas mais comuns relacionados ao aleitamento materno, desmame, sono infantil, introdução alimentar e sobre o cuidado na primeira infância.

DICA DE OURO – EXPERIÊNCIA PESSOAL

O GVA , Grupo Virtual de Amamentação, também é uma fonte com informação de qualidade sobre amamentação. Além de relatos de outras mulheres, é possível compartilhar dúvidas, dicas, além de receber muito apoio para amamentar. (Link do Facebook: https://pt-br.facebook.com/gvamamentacao/)

Curta o Maternar no Instagram.